O arquiteto Noel Marinho, nascido em 1927, é representante da geração que participou intensamente da época áurea da arquitetura brasileira moderna, a partir dos meados dos anos 50. Sempre teve arte e design como atividades paralelas, além de um especial interesse pela integração do azulejo e do mosaico, personagens semióticos marcantes na Arquitetura Brasileira, com os espaços estéticos de suas realizações.
Em 2012, a arquiteta Patricia Marinho, sua filha, sócia do escritório desde 1985, se propôs a resgatar o trabalho de muralista de Noel e começou a organizar e catalogar os desenhos arquivados há anos, incentivando o pai a dar continuidade às suas criações.
Com o objetivo inicial de divulgar, promover e executar as composições de azulejos elaboradas durante várias décadas, a marca Noel Marinho foi idealizada em 2015, em sociedade com Manuèle Colas.
Noel, com seus ingredientes únicos e inéditos, foi decisivo na escolha do elemento que identifica a marca “NOEL – Noel Marinho”. Concebido nos anos 60, veio também inaugurar as coleções de azulejos.
Além de reeditar coleções dos 60 e 70, foram incorporados elementos gerados nos últimos 10 anos, expandindo seu universo de criação de design. Desde o início a marca Noel Marinho contou com a curadoria da consultora de arte Heloisa Amaral Peixoto, da HAP11.
Embora Noel não esteja mais conosco, falecido em 2018, aos 90 anos, ainda participou ativamente da elaboração do livro lançado pela Editora OLHARES no final de 2019, que viria ilustrar o trabalho de uma vida. O grande acervo inédito que deixou vai permitir que sua arte e seu legado se perpetuem.
O projeto Estúdio Design Noel Marinho
O Projeto Noel Marinho tem como objetivo o resgate e a organização do trabalho do arquiteto e designer, visando a produzir objetos de arte e divulgar sua diversificada linha de criações.
Dando seguimento à sua obra, em 2017, concretiza-se o Estúdio Design Noel Marinho, que apresenta coleções atuais e contemporâneas de suas peças de design. A partir de cores e formas, numa conjunção de inúmeros experimentos e rascunhos de Noel, entre pinturas, colagens e desenhos, ressurgem tapetes, móveis e objetos que complementam ambientes ou se traduzem em peças notáveis e singulares.
Noel se faz presente em todas as peças até na paleta de cores, e nos matizes com os quais se identificava e que traduzem sua arte.